segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sopa de Lombardo à Tia Maria

Hoje foi um dia daqueles. Acordei com uma dor de costas horrorosa, há já vários dias que estou de cama sem me conseguir mexer.

O meu marido ficou em casa porque amanhã é o dia em que na Holanda se celebra o fim da guerra com os Alemães. Aproveitou para um fim de semana prolongado e assim também tenho um enfermeiro particular para me fazer umas massagens.

E nós vivemos mesmo na cidade onde foi assinada a rendição Alemã, Wageningen, e que fica na província de Gerderland, sensivelmente comparável ao nosso Baixo Alentejo.

Aliás, a vida aqui é uma calmaria e as pessoas conhecem-se todas. Por vezes, temos mesmo a sensação de estar numa aldeia Alentejana, mas com um sotaque diferente.

Claro que numa aldeia no Alentejo, haverá sempre um pãozinho Alentejano, coisa que aqui não temos. Não é que o pão daqui seja mau, aliás, é até muito bom, mas não é a mesma coisa. Ás vezes é preciso estarmos longe do nosso país para darmos valor ás nossas coisas boas.

Mas, felizmente, há muitas coisas boas do nosso Portugal que também existem aqui. Como o Lombardo que eu tinha no frigorífico e que vai servir para uma sopinha daquelas, feita com o que havia no frigorífico.

Amanhã, vamos comer umas especialidades holandesas. Sou muito adepta da nossa cozinha, mas aproveito todas as oportunidades para conhecer a cozinha de outros países.

E agora vamos á nossa sopinha, que esta conversa abriu-me o apetite.


Ingredientes:

1 cebola
6 dentes de alho
5 batatas
3 cenouras
100 grs de ervilhas secas descascadas
1 entremeada
Bacon q.b.
1/2 Lombardo
Azeite
Vinagre balsâmico
Natas
Sal
1 colher de pasta de caril Pataks


Modo de Confecção:

Corte a cebola e as batatas em quartos e as cenouras em rodelas. Retire os talos á couve e corte-a em juliana.

Num tacho, coza a entremeada com um pouco de sal. Quando estiver cozida, retire e reserve. Adicione ao caldo da entremeada, as cebola, os alhos, as batatas, as cenouras, as ervilhas, os talos da couve, azeite q.b. e sal q.b. Deixe cozer.

Quando os legumes estiverem tenrinhos, desfaça com a varinha mágica.

Adicione a couve em juliana, a entremeada cortada em tirinhas, o bacon, as natas e a pasta de caril. Mexa bem. Rectifique de sal e água.

Deixe cozer mais 10 minutos e sirva bem quente.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário