sábado, 18 de abril de 2009

Sopa de Bacalhau com Agriões

Hoje estava sem inspiração para a cozinha, mas apetecia-me algo diferente. Resolvi ir visitar um dos meus sites de receitas preferidos, o da Vaqueiro, e como tinha descongelado umas postas de bacalhau, fui procurar umas receitas do dito.

Acabei por achar piada a uma receita de sopa de bacalhau com canónigos.

Confesso a minha ignorância quanto ao que eram canónigos, claro que fui logo pesquisar na net. Parece que são uns primos afastados do agrião.

Como até tinha agriões em casa, e não me apetecia ir ás compras, resolvi roubar esta receita á Vaqueiro e experimentá-la com os ditos em vez dos canónigos originais.

Claro que dei o meu toque pessoal e algumas sugestões do meu marido, que, sendo sempre pouco convencionais, resultam sempre bem.

O resultado foi realmente uma surpresa muito saborosa. De chorar por mais...


Ingredientes:

1 Posta de bacalhau
2 chalotas
6 dentes de alho
6 batatas
200g de agrião
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 colher de sobremesa ½ cheia de massa de pimentão picante
1 copo de vinho branco
Polpa de tomate q.b.
Massa cotovelos q.b.
Natas q.b.


Modo de Confecção:

Cozer o bacalhau como manda a tradição, tirar a pele e as espinhas e partir o bacalhau em lascas. Guardar o caldo.

Refogar a cebola, os alhos e os agriões com azeite. Quando a cebola estiver douradinha, refrescar com o copo de vinho branco.

Deixar evaporar o alcool e junte a polpa de tomate e a massa de pimentão. Deixe apurar.

Adicione o caldo do bacalhau e as batatas cortadas em cubos, Deixar cozer uns minutos. Triture com a varinha mágica e adicionar sal a gosto.

Adicionar as natas e a massa de cotovelos. Deixar cozer e adicionar o bacalhau em lascas.

Servir com broa e umas fatiazinhas de presunto.

Bom Apetite.
Tia Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário