O meu pai enviou-me a semana passada um livrinho em formato .pdf só com receitas do Algarve.
Sopa de peixe, sopa de lingueirão, xerém, arroz de lingueirao, ameijoas na cataplana, caldeirada á Algarvia, e outras delicias, estão neste livro. Mas eu já tinha comido sopa de conquilhas feita pelo meu sogro e resolvi fazê-la eu desta vez.
Deu para matar um bocado as saudades da nossa comidinha. Claro que era preferível estar numa esplanada junto ao mar e com um lindo dia de sol a apreciar esta sopinha com um vinho verde bem fresquinho, mas mesmo assim, soube muito bem.
A receita, neste caso, foi seguida na integra. Se alguém estiver interessado no dito livro, podem enviar-me um email que eu enviarei uma cópia.
Ingredientes:
1kg de conquilhas
100g de cebola
4cl de azeite
150g de tomates frescos
1 folha de louro
100g de arroz
1 molho de coentros
sal e pimenta q.b.
Modo de Confecção:
Primeiro, lave as conquilhas em água fria. Depois de lavadas, coloque-as numa tigela com água do mar. No caso de não ter água do mar, utilize água doce com sal.
Leve um tacho ao lume, deite o azeite e deixe aquecer. Descasque a cebola e pique um pouco grosso. Junte ao azeite no tacho e deixe refogar, sem alourar.
Entretanto, retire os pés aos tomates e escalde-os em água a ferver, para lhes tirar as peles e, em seguida, as pevides. Depois de limpos, pique-os e junte ao refogado, assim como a folha de louro. Deixe refogar.
Lave novamente as conquilhas em água fria e coloque-as noutro tacho. Cubra com água e leve ao lume. Deixe abrir(cozer).
Escorra o caldo onde cozeu as conquilhas, passando por um passador fino. Retire os miolos e junte o caldo da cozedura ao refogado.
Lave o arroz e depois de escolhido, escorra. Junte ao tacho e deixe cozer.
Adicione os coentros picados, depois de lavados, e os miolos das conquilhas. Tempere com sal e pimenta e sirva bem quente.
Bom Apetite.
A Tia Maria.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar