quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sopa de Cebola Francesa á Moda da Tia Maria

Foi o meu marido que fez esta sopa. Quando vi a mistura que ele estava a fazer, até tremi. Quer dizer, não muito porque já estou habituada ás maluqueiras dele. Ainda não me habituei foi ao facto de ficarem sempre boas.

E esta não foi excepção. Embora eu tivesse picado as cebolas, em vez de as deixar em rodelas.

Espero que gostem. Eu adorei.



Ingredientes:

4 cebolas
5 dentes de alhos
Azeite q.b.
Vinagre de estragao q.b.
1 cálice de Vinho do Porto

Algas secas q.b.
Leite de coco q.b.
1 Caldo Knorr de carne
1 colher de sopa de Molho pesto
Molho extra picante Sambal Oelek a gosto (eu pus uma colher, mas eu gosto de picante)

Amêndoas laminadas q.b.
Fatias de baguette, 1 por pessoa
Queijo ralado ( eu usei Old Amsterdam)

Modo de Confecção:

No dia anterior, deixe as algas de molho. Embora umas duas horas sejam suficientes, deste modo, ficam mesmo macias e saborosas.

Primeiro, cortam-se as cebolas em rodelas muito fininhas e picam-se os alhos. Depois refogam-se com um pouco de azeite e vinagre de estragão.

Quanto as cebolas estiverem lourinhas, adiciona-se o vinho do porto e deixa-se suar.

Depois, adiciona-se água q.b. e acrescentam-se as algas cortadas em farrapos, o leite de coco, o caldo knorr, o molho pesto e o molho picante. Mexe-se bem.

Quando as algas estiverem tenrinhas, está pronto.

Entretanto, espalhe o queijo por cimas das baguettes e leve ao forno até este derreter. Sirva numa tigela e espalhe as amêndoas sobre a sopa.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

1 comentário: