terça-feira, 21 de julho de 2009

Sopa de Miso com Sagu

Andava eu entretida no Indrani a imaginar o que fazer para o jantar quando vi uma embalagem de pasta de soja. Confesso que nunca tinha ouvido falar em tal coisa.

Mas resolvi levar uma embalagem e logo ia ver para que é que aquilo servia. Cheguei a casa e fui agarrar-me logo á net.

Então aquela pasta de aspecto duvidoso afinal tem nome, chama-se Miso e é uma pasta de soja fermentada, produzido a partir dos feijões de soja cozidos e misturados com outros cereais.

Ao que parece, é muito bom como condimento e para fazer sopa. Existem várias variedades, como o Shiromiso, "miso branco", Akamiso, "miso vermelho", Kuromiso, "miso preto" e Hatchomiso.

Então vai dai, resolvi fazer uma sopa de Miso. Como nunca fiz tal coisa, toca de ler várias receitas, ver mais ou menos como fazer e depois tentar fazer á minha maneira.

Peguei nos ingredientes que tinha á mão e inventei esta sopa que ficou uma delicia. Juntei também um ingrediente típico das terras de Vera Cruz, Sagu, e que posso dizer mais?, experimentem e deliciem-se.

Ingredientes:

2lts de água
50g de arroz
50g de sagu
50g de algas secas
100g de cogumelos Shitake
100g de pimento em cubos
1 dl. azeite
Vinagre Estragão q.b.
2 colheres de sopa de Miso
1 Caldo Knorr Legumes (opcional)
Cebolinho q.b.
Salsa picada q.b.
50g de Sultanas

Modo de Confecção:

Demolhe as algas com pelo menos dois a 3 dias de antecedência. Embora não seja necessário tanto tempo, 1 dia será suficiente, ao fim de 3 dias, as algas estão tenrinhas e mais saborosas.

Leve a água a ferver com o azeite e o vinagre. Quando começar a borbulhar, adicione o arroz e o sagu. Deixe cozer até o arroz estar al dente.

Adicione as algas, os cogumelos em laminas e o pimento em cubos e deixe cozer até estarem tenrinhos. As bolinhas de Sagu devem ficar translúcidas.

Entretanto, dissolva o Miso num recipiente com água e acrescente, junto com o cebolinho, a salsa e as sultanas. Deixe cozer dois minutos com lume baixo e está pronto a servir.

Eu acabei por não adicionar o caldo Knorr de legumes, pois não achei necessário. O Miso já deixou a sopa bem condimentada.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário