quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sopa de Tofu com Miso

Ontem estive a fazer uma Feijoada Vegetariana, segui a receita de Feijoada á Transmontana, mas substitui as carnes por Tofu. Devo dizer que ficou melhor do que eu esperava.

Na verdade, dificilmente me convencerao a ser vegetariana, mas nao precisam de muito para me convencer a comer comida vegetariana ou vegan, porque o que eu gosto mesmo é de novas experiencias gastronómicas, venham de onde vierem.

Vai dai, lembrei-me de fazer uma sopa de Tofu. Nao tinha muito ideia do que ia fazer nem me apetecia muito cozinhar, ainda tinha que ver os ingredients que tinha á mao porque nao me apetecia ir ás compras e tenho uma dor de costas daquelas.

Vai dai, o maridao vira-se para mim e diz:

- Nao te apetece cozinhar, é??
- Nao muito, doi-me as costas.
- Bem, já ouvi desculpas piores. Entao vai lá acabar de coser as meias que eu faco a sopa.

Esta dor de costas já me livrou por hoje. O problema é que me doiem mesmo as costas. Esta maldita hernia nao me larga nem por nada.

Enfim, mas o maridao lá se pos a fazer a sopa e eu aproveitei para ver os meus mails. Afinal, as meias já estavam mesmo todas cosidas…

Ficou muito boa, nao sera uma sopa muito convencional, o meu marido nao é um cozinheiro muito convencional, mas ficou mesmo muito boa. Até me passou a dor de costas (é melhor dizer isto baixinho antes que ele ouca ;-)).

Ingredientes:

2 Chalotas
5 Alhos
1 Alho frances
2 Cenouras
1 Limao
1 Cálice de vinho branco
200g de Tofu
50g de Bulgur
Azeite q.b.
Vinagre de Estragao q.b.
½ Lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de Miso
2 Colheres de sopa de farinha.
2 Colheres de sopa de leite de coco

Modo de Confecção:
No dia anterior, corte o tofu em cubinhos e ponha a marinar com o sumo de 1 limao e um cálice de vinho branco.

Antes de comecar a cozinhar, vamos preparar tudo. Dissolva a farinha numa tijela com água, o miso noutra tijela com água e corte o alho frances, as cenouras, as chalotas e os alhos em rodelas.

Refogue as chalotas e os alhos com azeite e vinagre a gosto.

Quando as chalotas estiverem lourinhas, acrescente o tomate. Deixe cozinhar por 5min e depois adiccione 2l de água e com a varinha mágica, desfaca tudo.

Agora, vamos adicionar o alho frances, as cenouras, o bulgur e a farinha. Mexe-se bem para dissolver a farinha e deixa-se cozinhar até os legumes estarem al dente e depois adiciona-se o tofu com a marinada e o leite de coco.

Quando os legumes estiverem tenrinhos, tira-se do lume e acrescenta-se o Miso, mexendo bem.

Se necessário, rectifique de temperos, embora eu ache que o miso já dá um sabor óptimo á sopa.

Bom Apetite.
A Tia Maria.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Sopa de Miso com Sagu

Andava eu entretida no Indrani a imaginar o que fazer para o jantar quando vi uma embalagem de pasta de soja. Confesso que nunca tinha ouvido falar em tal coisa.

Mas resolvi levar uma embalagem e logo ia ver para que é que aquilo servia. Cheguei a casa e fui agarrar-me logo á net.

Então aquela pasta de aspecto duvidoso afinal tem nome, chama-se Miso e é uma pasta de soja fermentada, produzido a partir dos feijões de soja cozidos e misturados com outros cereais.

Ao que parece, é muito bom como condimento e para fazer sopa. Existem várias variedades, como o Shiromiso, "miso branco", Akamiso, "miso vermelho", Kuromiso, "miso preto" e Hatchomiso.

Então vai dai, resolvi fazer uma sopa de Miso. Como nunca fiz tal coisa, toca de ler várias receitas, ver mais ou menos como fazer e depois tentar fazer á minha maneira.

Peguei nos ingredientes que tinha á mão e inventei esta sopa que ficou uma delicia. Juntei também um ingrediente típico das terras de Vera Cruz, Sagu, e que posso dizer mais?, experimentem e deliciem-se.

Ingredientes:

2lts de água
50g de arroz
50g de sagu
50g de algas secas
100g de cogumelos Shitake
100g de pimento em cubos
1 dl. azeite
Vinagre Estragão q.b.
2 colheres de sopa de Miso
1 Caldo Knorr Legumes (opcional)
Cebolinho q.b.
Salsa picada q.b.
50g de Sultanas

Modo de Confecção:

Demolhe as algas com pelo menos dois a 3 dias de antecedência. Embora não seja necessário tanto tempo, 1 dia será suficiente, ao fim de 3 dias, as algas estão tenrinhas e mais saborosas.

Leve a água a ferver com o azeite e o vinagre. Quando começar a borbulhar, adicione o arroz e o sagu. Deixe cozer até o arroz estar al dente.

Adicione as algas, os cogumelos em laminas e o pimento em cubos e deixe cozer até estarem tenrinhos. As bolinhas de Sagu devem ficar translúcidas.

Entretanto, dissolva o Miso num recipiente com água e acrescente, junto com o cebolinho, a salsa e as sultanas. Deixe cozer dois minutos com lume baixo e está pronto a servir.

Eu acabei por não adicionar o caldo Knorr de legumes, pois não achei necessário. O Miso já deixou a sopa bem condimentada.

Bom Apetite.
A Tia Maria.